Sequência didática, de verbos para 5º e 4º ano.
Habilidade BNCC:
(EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).
Verbos são palavras que expressam ações, estados ou processos. Em português, os verbos podem ser conjugados em diferentes tempos, modos e pessoas para indicar quando e como a ação ocorre. Aqui estão alguns exemplos de verbos em português:
- Correr – Ação de se mover rapidamente.
- Exemplo: “Eu corro todas as manhãs.”
- Comer – Ação de ingerir alimentos.
- Exemplo: “Ela comeu uma maçã.”
- Estudar – Ação de se dedicar ao aprendizado.
- Exemplo: “Nós estudamos para a prova.”
- Ser – Verbo que indica existência, identidade ou características permanentes.
- Exemplo: “Ele é médico.”
- Estar – Verbo que indica estados temporários ou localização.
- Exemplo: “Ela está cansada.”
- Amar – Ação de sentir amor ou afeição por alguém ou algo.
- Exemplo: “Eles amam seus filhos.”
- Falar – Ação de expressar palavras ou comunicar-se.
- Exemplo: “Você fala inglês?”
- Dormir – Ação de repousar o corpo e a mente.
- Exemplo: “Eu dormi tarde ontem.”
- Ir – Ação de mover-se para um lugar.
- Exemplo: “Nós vamos ao cinema hoje.”
- Fazer – Ação de realizar ou criar algo.
- Exemplo: “O que você fez ontem?”
Esses verbos são conjugados de acordo com o tempo (presente, passado, futuro), a pessoa (eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas), e o modo (indicativo, subjuntivo, imperativo).
Segue abaixo as atividades da sequência didática sobre verbos.
só clicar e baixar.
Visitas: 65