Pesquisar
Close this search box.

Sequência didática de verbos para 5º e 4º ano.

Sequência didática, de verbos para 5º e 4º ano.

Habilidade BNCC:

(EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).

Verbos são palavras que expressam ações, estados ou processos. Em português, os verbos podem ser conjugados em diferentes tempos, modos e pessoas para indicar quando e como a ação ocorre. Aqui estão alguns exemplos de verbos em português:

  1. Correr – Ação de se mover rapidamente.
    • Exemplo: “Eu corro todas as manhãs.”
  2. Comer – Ação de ingerir alimentos.
    • Exemplo: “Ela comeu uma maçã.”
  3. Estudar – Ação de se dedicar ao aprendizado.
    • Exemplo: “Nós estudamos para a prova.”
  4. Ser – Verbo que indica existência, identidade ou características permanentes.
    • Exemplo: “Ele é médico.”
  5. Estar – Verbo que indica estados temporários ou localização.
    • Exemplo: “Ela está cansada.”
  6. Amar – Ação de sentir amor ou afeição por alguém ou algo.
    • Exemplo: “Eles amam seus filhos.”
  7. Falar – Ação de expressar palavras ou comunicar-se.
    • Exemplo: “Você fala inglês?”
  8. Dormir – Ação de repousar o corpo e a mente.
    • Exemplo: “Eu dormi tarde ontem.”
  9. Ir – Ação de mover-se para um lugar.
    • Exemplo: “Nós vamos ao cinema hoje.”
  10. Fazer – Ação de realizar ou criar algo.
    • Exemplo: “O que você fez ontem?”

Esses verbos são conjugados de acordo com o tempo (presente, passado, futuro), a pessoa (eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas), e o modo (indicativo, subjuntivo, imperativo).

Segue abaixo as atividades da sequência didática sobre verbos.

só clicar e baixar.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.